terça-feira, 30 de outubro de 2012

Da angústia ao contentamento

A vida é composta de dois momentos: Lágrimas e sorrisos. Momentos felizes e outros tristes, não tem como fugir destes momentos, porem Deus resolveu nos ensinar como viver estes momentos inesperados junto com ele. Uma dessas situações é a angustia. Como viver sentir a mudança da angustia para o contentamento? Qual é a solução para entender o contentamento em um momento de aflição?

No capitulo 3 do livro de Habacuque, encontra-se uma das mais lindas expressões de transformação da angustia ao contentamento. Habacuque está em um beco sem saída. Afinal, a máquina de guerra Babilônica está pronta e faminta para destruir o povo de Deus. Não poderia ser pior, o próprio Deus envia este povo ímpio e com "sangue nos olhos" para executar juízo sobre a nação "piedosa" de Judá!

Uma mistura de sentimentos tomam conta da mente e coração de Habacuque. Um lamento é expresso na indignação de Habacuque: "Como o Senhor vai destruir homens e mulheres como se estivesse pescando peixes?". Um momento tenso e pesado entre Deus e Habacuque, um momento da vida cheio de lágrimas. Entretanto, Habacuque ora a Deus, fazendo menção do cuidado do Senhor aos seus antepassados e lembra quem é o Senhor, e termina dizendo:

“16 Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilaram. Tranqüilo esperarei o dia da desgraça, que virá sobre o povo que nos ataca.

17 Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

18 ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. “Habacuque 3:16-18 (NVI)

 Habacuque está triste e angustiado, um momento em que o seu ventre se revirou, sua voz tremeu, os seus ossos ficaram fracos ao ponto de tremer dentro dele. Uma certeza ainda está no ar, ainda que os figos e uvas não produzam nada. Mesmo que os apriscos fiquem sem ovelhas e a estrebaria sem gado. Entretanto, ele tem uma alegria que se encontra em seu Salvador. Ainda existe um restante de felicidade presente no desejo de "caminhar por fé". O profeta sabe quem é o seu Deus; o Senhor da salvação. Ele tem motivo maior para se alegrar? Não!

Nós vivenciamos momentos em que nada faz sentido em nossa vida. Tudo parece estar fora de controle, e só uma pergunta pode nos levar a refletir: Onde está a nossa alegria? Esta é uma pergunta fundamental em momentos de lagrimas. Posso respondê-la de diversas formas, mas existe apenas uma resposta que faz sentido: Deus!



Deus é o único que transforma a nossa angustia em contentamento. A alegria que vem Dele não está necessariamente baseada na mudança da situação, mas na satisfação de ser Ele o meu Deus em um momento de lágrima. Tenho a certeza que ele é o Deus que está comigo entre lagrimas e sorrisos, sendo sempre o eterno e soberano Deus.

Deus transforma a nossas lagrimas em sorrisos, transformando as nossas angustias em contentamento nos levando a satisfação Nele e na sua soberania.

                                                                                                                   L.A. Mello

1 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza! Se entregarmos para Deus nossas tristezas e angustias, e tivermos no nosso coração a certeza de que ELE estará conosco nos momentos difíceis, a lágrima vai virar sorriso, e o nosso coração vai ficar mais calmo no momento da aflição.

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB