quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Josias, um rei com o coração voltado ao Senhor




Antes de iniciar este Post, quero pedir desculpas aos leitores do Blog, pelas atualizações que ficamos neste período sem fazer, mas estamos de volta!

Para podermos compreender um pouco sobre o que vamos conversar, peço a você que leia atentamente ao texto que irei colocar, está em 2 Reis 21.1 – 2:

¹       Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá.
²           E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel.

Vemos nestes dois versículos, o início da história do Rei Manassés, onde vemos que ele fez aquilo que não agradava ao nosso Senhor.

Quando alguém comete algo, mesmo que seja pequeno, sempre terá uma conseqüência.
A conseqüência do Rei foi gerar a ira do Senhor, pelo fato de terem se rebelado completamente contra Ele, adorando a outros deuses, sendo assim Deus disse que castigaria o povo por isso.

O povo já estava totalmente corrompido por toda essa rebeldia que Manassés implantou no meio deles, mas seu reinado chegou ao fim, e seu filho Amom toma o trono, por herança.

Penso se estivesse no lugar desse filho, e meu pai, o Rei, tivesse me ensinado desde pequeno que “a cor verde era amarela”, eu iria viver acreditando nisso, e imagino o que eu faria em meu reinado.

Já pensou sobre isso alguma vez?

Nossos pais, amigos, vizinhos, tem nos ensinado muitas coisas desde pequenos, e essas informações vão chegando e quando vemos muitas delas fazem parte de nossas vidas, modo de agir, falar, etc..

Todas essas coisas estão de acordo com a vontade do Senhor??
Nem sempre.

Amom resolveu continuar a fazer aquilo que seu pai já tinha começado, até porque mudar a trajetória da trabalho, e simplesmente continuar algo, pois todos estão acomodados e aceitando a situação é muito mais fácil.

20         E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como fizera Manassés, seu pai.
21            Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles.

O reinado de Amom acabando, seu filho, por herança, assume o reinado.
Josias era seu nome, tinha apenas 8 anos de idade quando começa o reinado.

3          Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.

Josias, com 16 anos começa a buscar ao Senhor, e isso gera mudança nele.

Por mais que Josias tivesse os piores exemplos para seguir, seu pai e avô, que não seguiam a Deus, ele começa a aprender e lutar pelo que é certo diante de Deus.

Podemos trazer em mente inúmeras pessoas que não buscam ao Senhor, que não tem exemplos em casa, que vivem em lugares que aos nossos olhos dificilmente conseguiriam ter uma vida correta diante de Deus, ainda mais na idade que Josias começou isso tudo.

A fase da adolescência, onde a maioria das pessoas nem crédito dá ao que eles falam, sendo que eles é que vêem e falam a maioria das verdades, reagem a atitudes que pra eles até então nem existiam, e os julgamos, não confiamos, achamos que não são capazes de fazer.

Deus é onipotente e isso mostra sua capacidade para transformar qualquer um que seja ainda mais porque foi Ele mesmo quem os criou.

Se você que está lendo é um adolescente, saiba que você é igual perante Deus, como um adulto, criança ou idoso, Ele os ama da mesma forma, e saiba que você tem capacidades, talentos, dons, é capaz de ter uma vida correta, mesmo em meio ao mundo em que vivemos, mas para isso Deus precisa fazer parte de sua vida.

Se você é um pai, mãe, educador, acredite em seu adolescente, se ele tem dificuldades, a sua atenção é de extrema importância para ele ver o caminho, ter o apoio, você será o espelho dele, seu modo “revoltado” de agir, suas palavras desafiadoras e ásperas, são apenas uma reação a tudo o que ele está vendo ao seu redor, cabe a você mostrar o caminho correto.

Josias superou as barreiras, e seguiu em frente buscando a direção de Deus, pois tinha entregue seu coração por completo ao Senhor.

Com 26 anos, ele manda que entreguem dinheiro para aqueles que reparavam o templo, e fica sabendo por Safã, a existência do livro da Lei, sua reação foi de extremo temor e obediência ao Senhor.
Ele rasga suas vestes em sinal de humilhação, diante dos pecados do povo.

Sabendo das vontades do Senhor, ele busca saber qual era a vontade de Deus para eles e o Senhor responde que castigaria aquele povo por terem buscado e adorado a outros deuses, mas que pelo coração humilde que demonstrou ter em seu ato, Deus iria poupar a vida de Josias deste castigo.

Josias temeu ao Senhor, buscou sua orientação, e Deus honrou suas atitudes.
Com isso o rei leu o Livro para todo o povo e renovou sua aliança com o Senhor, e todos que estavam presentes também o fizeram.

Imagino a alegria de Josias diante desse momento, no meio de um povo que não queria saber de buscar a Deus, mudando seus pensamentos e fazendo uma aliança com Deus.

Todos vivemos em meio a pessoas que não conhecem, não entendem ou até mesmo nem querem saber de obedecer ao Senhor, e que pelo poder e autoridade dEle, essas pessoas podem ser transformadas através das nossas vidas, do nosso testemunho.

Por isso devemos confiar sempre no Senhor, temê-lo e buscar ter uma vida de obediência, que o Senhor irá honrar e abençoar.

Reconhecer os erros é muito importante para vencermos nossas falhas, e buscarmos a orientação do Senhor.
Josias foi abençoado por Deus, e durante todo seu reinado o povo não viu a ira do Senhor descer sobre eles, mas seu reinado teve fim, aos seus 39 anos.

O Senhor não voltou atrás no que tinha dito, pois o castigo sobre o povo veio após a morte de Josias, foram levados cativos para a Babilônia.

Busque, Reconheça seus erros, restaure sua aliança com o Senhor, e verá as maravilhas que Ele tem ainda por fazer em sua vida, e na daqueles que estão ao seu redor.
Deus o abençoe! Precisando de orações, envie-nos um pedido na área de orações no Blog!
Grande abraço! Até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB