segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sem lenha o fogo se apaga!




Neste estudo vou falar sobre algo que todos temos a necessidade de controlar, mas antes quero que reflita neste provérbio, escrito por Salomão:



“Sem lenha o fogo se apaga, e, não havendo maldizente, cessa a contenda.Como o carvão para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.”

Esse texto está no capítulo 26, verso 20 e 21.


Quando paramos para refletir sobre algum texto bíblico, é incrível como nossa mente se abre para o entendimento, e você querendo ou não, passa a compreender coisas que são óbvias, mas que não entendia, até ler tal texto.


Esse é o poder da palavra, o poder da verdade, o poder de Jesus.


“ e conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32


“eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17”


Saber desse poder é incrível, pois quando nos deparamos com textos como o de Provérbios que lemos no início, podemos pensar um pouco sobre o que falamos em nosso dia a dia.


Fazer um fogo continuar aceso por muito tempo, é preciso muita lenha, como na brasa em um churrasco com amigos, precisa sempre estar sendo abastecido com carvão para permanecer aquecido.


Como também é óbvio que se não tiver a lenha, o fogo irá se apagar.

Já nos pegamos dizendo aos outros coisas, que ao invés de acalmá-los, apenas irritamos mais, colocamos mais coisas na cabeça, fazemos com que aquele pequeno fogo, virasse uma enorme fogueira, cheia de ira, mágoa, raiva.


Pensando que é tão simples, porque ainda fazemos?


Quando você pensa no que fala?


Somente quando nos é útil?


Se colocarmos paralelamente outros textos, podemos perceber que o erro está em um lugar precioso dentro de nós, em nosso coração, vejam:


“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração".


Lucas 6:45


Se aumentamos as brigas, se fazemos intrigas, se falamos mal de outros, fazemos fofoca, falamos palavrão, nos enganamos quando achamos que o erro está no outro, ou que o outro para não ser afetado bastava fechar os ouvidos.


Se cometer algum pecado, é dentro de mim que está o problema, eu é que deixei que isso criasse raiz dentro de meu coração.


Portanto devemos ficar espertos quanto as nossas palavras, pois pode haver muita coisa para ser limpa em nossos corações, mesmo que você ache que já está maduro o suficiente, ou adulto o suficiente para não precisar mudar mais.


Em Mateus 15.11, Jesus condena a tradição dos homens, baseada em vontades humanas apenas, dizendo:


“não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, contamina o homem.”


Pois eles julgaram quando Jesus se sentou com eles para comer e não lavou as mãos, e Jesus completa dizendo que é do coração que procedem os maus desígnios, adultérios, homicídios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.


O centro de como você vai viver, está em como cuida do seu coração.


Em Tiago 1.26, ele diz “ se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.”


Não basta apenas freqüentar uma denominação, ou somente dizer que faz parte, se não pratica as coisas que o Senhor Jesus nos ensinou, isso torna sua religião inútil, sem valor algum.


Ele pega pesado quando no capítulo 3.10-13 diz que “de uma só boca procede bênção e maldição”, “acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e amargoso?”.


Com todos esses textos, podemos ver que nós devemos estar “prontos para ouvir, e tardios para falar”(Tg 1.19), “porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”(Tg 1.21).


De que adianta dizer que serve a Deus para alguns, e com outros fala mal, julga, seleciona os que te agradam, colocando lenha no coração daqueles que não entendem, ou não estão saudáveis espiritualmente, para serem capazes de lutar contra o que diz.


Sempre quando fazemos comentários maldosos, estamos entre “amigos”, pois precisamos nos sentir seguros para dizer tal coisa, sendo assim são pessoas que confiam em você, eles ouvem o que diz, fazendo com que isso seja plantado em seus corações.


Quando alguém fala palavrão, faz fofoca, cria brigas e rixas, é como se do seu interior, jorrasse um esgoto de maldade, que suja por onde passa.


Precisamos limpar nossos corações de toda maldade que praticamos, se queremos seguir para o alvo que é Cristo Jesus, se pretendemos ter uma vida de fidelidade e temor ao Senhor.


Não basta dizer, eu sigo, eu ouço, eu sei, precisamos demonstrar, são as atitudes que dizem, este segue ao Senhor, este não segue.


Não basta apenas queremos as bênçãos do Senhor, temos que seguir na verdade o Senhor das bênçãos em primeiro lugar, e as demais coisas serão nos dadas, conforme a nossa necessidade.


É quando você decide que não quer mais toda essa sujeira dentro de você, até porque os que assim procedem, distribuindo toda essa maldade, aos poucos vão se isolando, de tanto lixo que acumulam ao seu redor, aí é que podemos ver que naquele coração obscuro de tantas coisas, onde as trevas reinam, precisa de um brilho de luz.


Somente quando a Palavra é lida, quando Deus age através dos meios que Ele escolheu para chegar até seu coração, aí é que podemos enxergar diante tanta escuridão, pois Jesus passa a habitar nesse coração.


Jesus é a luz do mundo, aquele que veio para clarear locais que não víamos ser perigosos, caminhos que estavam nos levando para a solidão, a tristeza, a amargura, pois eram escuros demais, ele deseja nos tirar dessa, basta aceitarmos.


Se você leu esse texto, como eu que estou escrevendo, também li, é porque estamos tendo o privilégio de poder ainda mudar, é uma chance a mais para mudarmos de direção as nossas vidas.


Existe apenas um caminho que pode nos levar para Deus, é a fé em Jesus. Pois sem fé é impossível agradar a Deus.


Lembre-se que a cada escolha, existe uma conseqüência, colheremos somente aquilo que plantarmos, se você plantar uma vida de devoção, fidelidade e submissão a Deus, irá colher frutos vindos de suas atitudes, como o contrário também é válido.


Deixe a verdade que acabou de conhecer pela palavra transformar sua vida.


Pode achar difícil e doer no começo, pois arrancar uma raiz profunda, pode ser complicado de início para nós, mas Deus é fiel, e irá te ajudar, te ensinar e mostrar o que fazer.


É interessante pensar, que quando escolhemos a Deus, é quando iremos iluminar o lugar onde vivemos, mostrando na escuridão aquilo que não dava pra ver.


É comparado à Lua, que não tem luz própria, mas ilumina a escuridão da noite, ela depende do Sol para transmitir sua luz.


Precisamos depender do Senhor para podermos iluminar a escuridão, quando imaginamos quantas pessoas podem estar sofrendo por causa de nossas palavras, nos incomoda e nos faz pensar, se vale mesmo a pena continuar insistindo nessas atitudes.


Que Deus nos abençoe, para que possamos nos libertar de toda maldade, nos purificando através da graça de Deus em Jesus. Se precisa de oração para largar esse vício, mande-nos esse pedido, na área “Pedidos de oração” e estaremos caminhando junto de você, via e-mail, sempre em oração.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB