domingo, 16 de junho de 2013

Quero ser uma criança eternamente

Um dia desses, de manhã, precisava sair da cidade onde moro e ir até outra cidade vizinha para fazer um estudo bíblico. Não existiria problema nenhum neste trajeto se não estivesse chovendo e eu apenas com uma moto para chegar até lá! Mas eu tinha que estar lá, afinal este era meu compromisso.
Então, lá vamos nós. Eu, a motinha (fiel companheira) e uma roupa ridícula que minha mãe me deu para chegar até lá; calça e blusa de plástico.
Na estrada, não preciso nem de muitos detalhes para descrever a situação – Vento, chuva e os caminhões (os maiores inimigos dos motoqueiros).
Chegando à cidade, parei para retirar o meu traje de plástico. Porem, logo que estacionei a moto, veio um pequeno menino do meu lado mediu-me dos pés a cabeça e disse para a sua mãe: “MÃEEE! Olha que legal esse roupa!”.
Rapidamente pensei “O que? Será que eu ouvi direito?! Legal? Legal, porque não é você que viajou 1 Hora de moto neste frio, com uma chuva tão gelada que nem sinto mais meus dedos!”
Entretanto, imediatamente, Deus me lembrou de Mateus 18.1-5 Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus? "Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.”
Todo o meu orgulho em se sentir ridículo com uma roupa feia, era tão distinto para uma criança despreocupada. Talvez ela imaginasse um astronauta com um capacete e andando de um jeito estranho, porque na verdade ela estava despreocupada com tudo (chuva, e vento) e todos (aquele homem vestido de roupa “Legal”). A vida para ela é extremamente simples.
Aquela criança que Jesus chamou poderia estar brincando com os seus amiguinhos de futebol de rua (claro que eu sei que futebol não existia naquela época). Mas agora, ela esta no centro de doze homens que estavam disputando o melhor lugar possível e Jesus, o Senhor do Reino dos Céus.
E para piorar a situação, Jesus diz para aqueles homens se eles desejassem pisar (entrar) no Reino dos Céus deveriam mudar de caminho (se converter) e se tornar igual a essa criança, provavelmente, suja e descalça.
Quando se trata da situação da criança, procuro alguém de “peso”, segundo D. A Carson “A criança é levada como um ideal não de inocência, pureza ou fé, mas de humildade de mente (v. 4) não a infantilidade de pensamento. Essa humildade é acompanhada da confiança semelhante à da criança.”.[1]
Homens e mulheres que são discípulos de Jesus devem desejar Humildade de mente. Não o desejo de ser o melhor em tudo e em todos os momentos, assim como os discípulos (Quem é o maior no Reino dos Céus?). Mas em ser muito parecido com uma criança.
Você já observou o relacionamento de uma criança com o pai? O pai à pega nos braços e a roda várias vezes, e ela sorri. Logo, ele sobe a pequena criança em uma muretinha e faz um pedido – Pula Filha! – Sem pensar duas vezes, com um salto ela se encontra de novo carregada pelo pai. Isso acontecesse por várias vezes. E sempre ela grita – De novo! De novo! Mais uma vez, pai!
Esta menina está desfrutando um grande momento com o pai. Grande alegria está na simplicidade de se atirar nos braços do pai. Ela não deseja nada mais valioso ou mais prazeroso que este momento. Porque em sua mente paira uma única coisa, humildade de mente.
A oferta de Jesus para seus discípulo é de se tornar igual aquela criança. E quais são os benefícios disso? Entrada no Reino dos Céus, que é uma consequência e não um meio para se tornar igual à criança. Só a partir do momento que se tornarem igual aquela criança é que desfrutaram plenamente de um relacionamento humilde e dependente do Senhor do Reino, Jesus Cristo o único que é grande!
Nós seremos transformados pelo Senhor do Reino todos os dias, porque não são os discípulos que mudam de caminho, mas Cristo que estava mudando o caminho deles, de homens ambiciosos para “crianças” com uma humildade de mente.
Minha Oração é que sejamos eternamente como Crianças.




[1] CARSON, D.A. O comentário de Mateus / D.A. Carson ; tradução Lena Aranha & Regina Aranha. – São Paulo : Shedd Publicações, 2010. P.464

2 comentários:

Anônimo disse...

Fascinating, that every day God renew in us the desire to be children forever!

Anônimo disse...

Sabias palabras de mi hermano!

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB