segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Suporte na provação!



 Estamos aqui em mais um post e para poder iniciar quero pedir que leia o texto de Gálatas 5.13a, que está logo abaixo:

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade ...”

Essa é uma palavra que tem seu significado bem abrangente nos dias de hoje, é o que a maioria busca, sendo que todos somos livres, para realizar aquilo que queremos.
Porém, dentro de nós o pecado está em erupção para poder atuar, e dominar nosso corpo e mente.
Nos direcionando para coisas que não agradam ao Senhor, o pecado que existe dentro de cada um de nós atrapalhou os nossos pensamentos, desejos e vontades para aquilo que é certo ou errado, nos levando sempre para o lado contrário de Deus.

Sendo assim o Apóstolo Paulo, nesta carta aos Gálatas, fala sobre a liberdade que fomos chamados realmente, por isso, posso fazer o que quiser, falar e pensar, temos essa liberdade para tomarmos decisões para nós.
Na continuação do mesmo versículos ele completa dizendo:
Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Essa liberdade tem que ter limites, interessante quando pensamos, pois ela deve ser direcionada, para aquilo que é correto.
Colocarei a seguir um gráfico, de como os pecados dos versículos de 19 – 21, influenciam em nós, para melhor entendermos como isso funciona:


Esse é o gráfico do Fulano, que pode ser qualquer um de nós.
Esses pecados tem 0% de influência no Fulano, ele não tem nenhum desejo pro nenhuma dessas áreas.
Ele não peca!! :D
Isso é possível??
Sabemos que não, pois a palavra de Deus nos diz, que aquele que diz não ter pecados está mentindo, pois todo aquele que nasceu após Adão e Eva, nasceu do pecado, com o pecado nele.
Sendo assim, examine este outro gráfico, e pensaremos mais um pouco:

Agora sim!
Temos o Fulano e o Beltrano, cada um tem mais ou menos facilidade com cada um dos pecados ali colocados, por exemplo:
O Fulano tem muita facilidade pra se controlar em relação à inveja, mas quanto ao Beltrano, ele já tem mais dificuldade de superar esse pecado em sua vida.
Como os outros exemplos nesse gráfico.

Todos nós temos um gráfico desses, temos áreas que já temos um controle maior, seja por mais experiência, ou porque você desde sempre foi assim. Como o contrário também existe.

Sendo assim, você tem o pecado dentro de você, e como viver uma liberdade, sem cometer pecados em todo o momento??
Aqueles que aceitaram a Jesus em suas vidas, aceitando um compromisso com Ele, possuem sim o pecado ainda neles, mas existe uma grande diferença, eles já não devem mais andar no pecado, pois já não é mais escravo dele.

Mas mesmo aqueles que ainda não decidiram suas vidas espiritualmente falando, ou já, tem vontades, não temos diferenças nessa hora, somos humanos cheios de vontades e desejos.

O que fazer na hora que tenho um desejo sobre algo que sei que é errado diante de Deus?
Irei colocar duas definições, para pensarmos sobre:
Existe no momento de sua vontade, duas alternativas, diante da escolha que deve ter quando pensar na vontade, se ela é uma TENTAÇÃO ou uma PROVAÇÃO, mas qual a diferença, se é que tem??
Veja só:

Tentação
s. f.
Atração por coisa proibida.
Movimento íntimo que incita ao mal: resistir à tentação.
Desejo veemente.

Provação
s. f.
Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude.
Situação difícil; transe; sofrimento.


A provação irá te levar ao amadurecimento, ao crescimento de sua fé, quanto a tentação, te conduzirá ao pecado.
Precisa escolher, se está sendo tentado ou provado, pois ambos existem no momento que surge aquela vontade.

Escolhendo ser uma tentação, é como se já estivesse desistindo, pois não pode ver Deus agindo diante desse momento. Sendo uma provação, você tem onde buscar forças, pois sabe que o fim desse momento, vencido com a ajuda do Senhor, será para seu crescimento e maturidade.

Não podemos esquecer de Gálatas6.6-8, iremos colher somente o que plantarmos.

Por isso precisamos aprender a suportar diante das Provações, que Deus nos permite passar, para isso faça a leitura do próximo texto, de Isaías 42,20:



Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves.

Diante desse texto, uma coisa que encontrei nesse texto, ser bastante relevante nessa hora é o seguinte:
Muitos temos os ouvidos abertos, mas não ouvimos.
O que devo ouvir? A Palavra de Deus, para que o Espírito Santo possa me ensinar a verdade.

Mas até temos procurado ler, nos reunir em igrejas, mas temos deixado isso entrar em nossos corações??

Como uma semente cresce sem ser regada?

Todo fruto brota de uma árvore saudável,
Toda árvore cresce de uma semente saudável,
Toda boa semente vem de um fruto saudável

Como já diz em Salmos 1.3, aquele que busca ao Senhor, é como a árvore junto ao rio, está sempre forte, bonita, cheia de vida.

Regue a semente do evangelho que foi plantada em seu coração, para que germine, e você possa vencer os seus limites, e avançar rumo a uma intimidade com Deus, a qual nem mesmo você imaginou poder ter.
Outra coisa que podemos ver naquele mesmo texto, é o seguinte:
Muitos de nós vemos as coisas, porém não observamos.
Estamos com uma cegueira espiritual, impedindo-nos de ver além

Essa cegueira, é entendimento, é sabedoria
O Cego não entende a verdade, pois não pode vê-la

Como diz na Palavra, e conhecereis a verdade, e ela vos libertará (João 8.32).
Quer ser liberto de seus pecados e ter uma vida saudável com o Senhor??

Permita que a palavra te faça ver a verdade. Leia a Palavra, escute o que o Senhor quer te falar.
Mas nada disso adiantaria se não quisermos mudar.

Mas preferimos fazer as coisas sempre do mesmo jeito, porque já estão testadas, já sabemos como faz. Mudar da trabalho!”

Vi essa frase em um vídeo motivacional, e isso me incomodou, e me fez recordar um texto.:

Examine-se pois o homem a si mesmo... 1 Coríntios 11.28
Não é fácil mudar, mas é necessário, pois muitas vezes estamos sofrendo sozinhos, porque não deixamos o Senhor agir em nossas vidas.
Mas se acha que nos momentos de provação, é algo ruim, recebi um e-mail recentemente, e achei bastante interessante colocar aqui para finalizar este post:

O texto é de Malaquias 3.2-3
² - Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo para o ourives e como a potassa dos lavadeiros.
³ - Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas.

Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Deus.
Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico.
Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assistí-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo.

Ela foi assistí-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.
Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que segure-se a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas.
A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.
Ele disse que sim, que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?'

Ele sorriu e disse: 'Ah, isso é fácil... É quando eu vejo minha imagem nela.'

Que maravilha é saber, que Deus está nos moldando, para refletirmos a imagem dele em nós.
Este é o objetivo das provações em sua vida, por isso agradeça a Deus por elas, pois nelas você estará ganhando mais força, mais fé, mais coragem para continuar a luta.

Independente da situação que for que você esteja passando, confie no Senhor e deixe Ele agir em sua vida, pois “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28)

Que Deus nos abençoe, e faça frutificar esse evangelho que está plantado dentro de nós, através de nossas leituras da palavra.
Lembre-se, que temos uma área neste Blog para pedidos de oração!

Não esqueça de compartilhar nossos post, no facebook, twitter e outras redes sociais que participar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB